Bosch comemora 25 anos de lançamento do controle de estabilidade
Bosch comemora 25 anos de lançamento do controle de estabilidade
O ESP permite manter o controle do carro em manobras de desvio de trajetória
Por REDAÇÃO AB 13/07/2020 - 14:20 | Atualizado há 10 meses, 3 semanas um minuto de leitura
A Bosch está celebrando os 25 anos do lançamento de seu programa eletrônico de estabilidade (ESP na sigla em inglês). Apresentado como um dos destaques do luxuoso Mercedes-Benz Classe S em 1995, o sistema que contribui para evitar a perda de controle direcional do veículo vem tornando-se cada vez mais popular e acessível, e hoje, de acordo com a fabricante de autopeças, equipa 82% dos veículos novos (em 2017, esse número era de 64%).
Estudos da Bosch estimam que desde que foi lançado, o controle de estabilidade ajudou a salvar mais de 15 mil vidas apenas nos países da União Europeia, além de ter contribuído para evitar 500 mil acidentes com lesão corporal. Ao lado do cinto de segurança, o ESP já é considerado um dos itens de segurança mais importantes em um veículo.
O dispositivo eletrônico – que atua em conjunto com o sistema antitravamento de freios ABS e com o controle de tração – contribui para que o motorista mantenha o controle do veículo, principalmente ao trafegar sobre piso molhado ou com baixa aderência e em manobras emergenciais de desvio de trajetória. Vale lembrar que a sigla ESP é exclusiva da Bosch, mas outras empresas como Continental e ZF produzem sistemas similares com o nome genérico ESC (sigla em inglês para Controle Eletrônico de Estabilidade).
Importante: o controle de estabilidade passou a ser item de segurança obrigatório no Brasil para os novos projetos de veículos a partir deste ano (e para todos será em 2022), mas, mesmo assim, até 2019 o equipamento já estava presente em 44% dos carros de passeio no País. “Essa obrigatoriedade é uma enorme conquista no quesito da segurança veicular para a sociedade brasileira, pois muitas vidas serão salvas, além de evitar um expressivo custo social”, afirmou Michel Braghetto, gerente de marketing da divisão de sistemas de controle de chassi da Bosch no Brasil.
Qual a importância do controle de tração e controle de estabilidade?
O controle de estabilidade e tração é considerado por especialistas como a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança.
O Latin NCAP (programa que avalia a segurança dos carros), por exemplo, atribui cinco estrelas apenas para os modelos que forem equipados com este dispositivo.
Controle de estabilidade
Popularmente chamado por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), como ele funciona?
O ESP é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional do veículo como por exemplo, em curvas fechadas, desvios bruscos ou em pisos escorregadios, garantindo maior segurança.
Teste dos controles de estabilidade e tração feito pelo Latin Ncap:
Veja Também
⇒ Latin NCAP: Onix recebe três estrelas após ganhar reforços estruturais
⇒ Nissan Kicks: O Modelo Avaliado pelo Latin NCAP Consegue Quatro Estrelas
⇒ VW Virtus recebeu nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP
Controle de tração
O controle de tração ou TCS (traction control system) é um sistema eletrônico gerenciado por uma central que atua sobre os freios e o motor do carro, reduzindo o torque de uma ou mais rodas, evitando que o torque seja enviado de forma desigual às rodas, permitindo um maior controle do carro em situações de baixa velocidade, principalmente no momento de aceleração nas saídas de curva. A central também aciona o sistema de freios ABS para bloquear a roda sem tração.
Como eu sei que meu carro possui esses itens?
Uma das maneiras de identificar a existência de um dos controles é, consultar o manual ou a ficha técnica do modelo, outra maneira de identificar um dos controles é procurando a existência de um botão no console ou painel, como no exemplo abaixo, esse é um dos indicativos da presença de um dos itens no carro. Vale ressaltar que não é recomendado desativá-los.
Nos siga nas redes sociais
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Instagram – Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Youtube – Mundo do Automóvel para PCD
Tracker adiciona controle eletrônico de estabilidade e de tração
CHEVROLET versão lt
O SUV urbano Tracker da Chevrolet completa a linha 2-19 com novidades nas versões LT e Premier. A principal delas é a incorporação do sistema de controle eletrônico de estabilidade à versão LT. O modelo de entrada passa a somar também controle de tração e assistente para partidas em rampas. Estas tecnologias já eram ofertadas nas demais configurações.
A configuração mais equipada é o Tracker Premier, que oferece, entre outros itens, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, câmera de ré com alerta de tráfego cruzado, teto solar, airbgs laterais e de cortina, banco do motorista com ajuste elétrico lombar, faróis e lanternas com LED, rodas aro 18, ignição por botão, destravamento das portas por chave presencial, além de acabamento premium da cabine. A versão topo de linha do Tracker 2019 passa a ser caracterizada por um novo emblema “Premier” na tampa traseira. A peça, que é cromada, acompanha o mesmo estilo adotado pela Chevrolet a partir de então. Outra novidade é o Tracker Midinight, de estilo “todo preto” que deixa o veículo com aspecto mais esportivo e provocador, típico de carros customizados. O modelo traz ainda a gravata Chevrolet com fundo preto em vez do tradicional dourado.
A versão de entrada do Tracker sempre se destacou pelo conjunto de série: motor flex turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, transmissão automática de seis velocidades e a conectividade total do sistema de telemática avançada OnStar e o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay. O modelo LT incorpora na linha 2019 o sistema de controle eletrônico de estabilidade, o controle de tração e o assistente para partidas em rampas. O controle eletrônico de estabilidade é capaz de identificar perda de estabilidade e atuar automaticamente freando as rodas de maneira assimétrica ou mesmo reduzindo a aceleração do motor para que o motorista consiga manter o máximo controle possível do veículo. Já o controle de tração evita que as rodas girem em falso durante arrancadas ou acelerações, reduzindo o torque do motor para otimizar a aderência e garantir melhor desempenho.
Útil em aclives, o assistente para partidas em rampas pode manter os freios acionados por até três segundos, tempo suficiente para que o motorista tire o pé do breque e pressione o pedal do acelerador sem que o veículo recue. A versão de entrada do Tracker conta ainda com rodas de liga leve, faróis auxiliares, ar-condicionado, sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, sistema de som com 6 alto-falantes com tweeter, além de retrovisores elétricos, travas e vidros com comandos remotos e computador de bordo com indicador da vida útil do óleo em percentual.
Comments