Resposta:
Na classificação do componente principal utilizado na integração, temos dois tipos:
- Circuitos integrados bipolares são circuitos que utilizam o transistor bipolar, ou seja, NPN ou PNP, como o principal elemento do circuito.
- Circuitos unipolares utilizam transistores a efeito de campo, CMOSFET de canal P ou canal N, como sendo o principal elemento do circuito integrado.
Explicação:
Tipos de Integração:
SSI (Small Scale Integration) u2013 Integração em pequena escala: São os CI com menos componentes. Podem dispor de até 30 dispositivos por pastilha (chip).
MSI (Medium Scale Integration) u2013 Integração em média escala: Corresponde aos CI com várias centenas de componentes, podendo possuir de 30 a 1000 dispositivos por pastilha (estes circuitos incluem descodificadores, contadores, etc.).
LSI (Large Scale Integration) u2013 Integração em grande escala: Contém milhares de componentes podendo possuir de 1000 até 100 000 dispositivos por pastilha (estes circuitos normalmente efectuam funções lógicas complexas, tais como toda a parte aritmética duma calculadora, um relógio digital, etc.).
VLSI (Very Large Scale Integration) u2013 Integração em muito larga escala: É o grupo de CI com um número de componentes compreendido entre 100 000 e 10 milhões de dispositivos por pastilha (são utilizados na implementação de microprocessadores).
ULSI (Ultra Large Scale Integration) u2013 Integração em escala ultra larga: É o grupo de CI com mais de 10 milhões de dispositivos por pastilha.
Comments