Desde o seu início, a eletrônica mudou nossas vidas, abriu um mundo de possibilidades para nós. Criação de componentes possível capaz de transmitir, converter e criar sinais que fazem a vida em nossos dispositivos eletrônicos.
Anteriormente, os circuitos eletrônicos eram criados em grandes placas para gerar sinais que podemos controlar com muita facilidade. Com o passar do tempo, isso progrediu a ponto de juntar esses circuitos em componentes muito pequenos.
A fim de reduzir o espaço e crie componentes muito mais avançados, que são chamados de circuitos integrados. Em seguida, eles foram reconhecidos mundialmente em 1958, onde essa ideia foi legalmente patenteada.
Os circuitos integrados são basicamente pequenos elementos comumente construídos de silício, dentro eles têm diferentes componentes eletrônicos. Eles formam um circuito completo.
O que são circuitos integrados e para que servem?
Dependendo do tipo de circuito integrado, em seu interior pode haver elementos como resistores, diodos, capacitores, transistores, bobinas, fonte de alimentação e muitos outros componentes. Normalmente qualquer tipo de componente que compõe um circuito eletrônico.
Fisicamente eles são pequenos quadrados cobertos por uma concha de plástico, que possui em seu interior todo o circuito eletrônico. Em sua parte externa possui uma placa gravada, onde se observa um desenho serial, este é o que indica sua composição interna.
Também possui pequenas pernas de cobre que são as entradas e saídas deste circuito, são elas que se conectam com outros circuitos e por sua vez com a fonte e o aterramento. O circuito em si é construído em uma pequena placa de silício.
Na verdade, esses circuitos servem para substituir o uso de grandes componentes eletrônicos, reduzindo assim o tamanho de fabricação. Isso é muito benéfico, pois na construção de dispositivos eletrônicos, isso pode ser feito de uma forma muito mais prática.
Que tipos de circuitos integrados existem e quais são suas características?
Os circuitos integrados são geralmente divididos em dois ramos, que são Circuitos integrados analógicos Y Circuitos integrados digitais. É importante conhecer as diferenças e características que cada um deles possui.
Dentro do circuitos integrados analógicos mais usados são os Amplificadores operacionais, reguladores de tensão, osciladores entre muitos outros. Este ramo de circuitos integrados tem a característica de tratar sinais contínuos no tempo e de tensão variável.
Por outro lado, entre os circuitos integrados digitais mais usados encontramos os portões, microprocessadores, temporizadores entre muitos outros. Eles têm a característica de lidar com apenas dois níveis de tensão, alto e baixo.
Deve-se observar que, para que os circuitos integrados analógicos funcionem corretamente, eles precisam de componentes externos. Por outro lado, os circuitos integrados digitais quase não precisam de componentes externos para seu funcionamento adequado.
Quais são as aplicações dos circuitos integrados?
Os circuitos integrados revolucionaram o mundo da eletrônica, tornando possível criar circuitos maravilhosos e complexos que comumente eles possuem nossos dispositivos. Sem perceber, todos os dias interagimos com artefatos criados a partir de circuitos integrados.
Eles podem ser encontrados, por exemplo, em um videocassete, em gravadores que temos em nossas casas e rádios. Isso apenas para citar alguns artefatos, mas geralmente torna muitos mais possíveis.
Os circuitos integrados são construídos por Fotolitografia, que consiste em gravar um padrão em uma placa de silício que dá vida aos circuitos integrados. Basicamente, é uma espécie de miniaturização dos componentes que compõem os circuitos.
Em geral esses circuitos ocupam poucos milímetros, o que o torna sua maior vantagem. Entre os circuitos integrados mais usados é o HT 8950 é esse que dá vida ao modulador de voz.
O temporizador 555 e os amplificadores operacionais são amplamente usados entre os entusiastas da eletrônica. Desta forma, explicamos o que são os circuitos integrados e para que servem.
Finalmente, esperamos que este artigo tenha ajudado você. No entanto, gostaríamos de saber sua opinião: Você entendeu facilmente o que são os circuitos integrados? Deixe-nos a sua resposta nos comentários.
Comments