A função de um circuito integrado (IC) é ser um único componente que pode realizar tarefas de alto nível, como amplificação, processamento de sinal ou mesmo cálculos digitais sofisticados, como no caso de microprocessadores. Poucos circuitos eletrônicos não usam um IC, chip ou microchip . Além disso, a função de um circuito integrado inclui miniaturização, redução de custos e aprimoramento de desempenho, entre outros.
Um cartão SIM, que contém um circuito integrado.
Em termos de redução de custos, a função de um circuito integrado é fornecer uma alternativa relativamente barata para reunir uma grande quantidade de peças semicondutoras e peças elétricas e montar em uma placa de circuito e soldadas. Se um projeto eletrônico fosse implementado em componentes discretos, a contagem de peças poderia ser, por exemplo, 250. Com ICs , a contagem de peças pode cair para 10. Isso significa que a contagem total de materiais caiu e cada parte do processo de produção é muito simplificado. Ao selecionar o IC certo, novos recursos podem ser adicionados usando menos recursos.
O circuito integrado é uma sofisticada peça eletrônica que pode realizar diversas funções.
A função de aumento de desempenho de um circuito integrado é possibilitada pela implementação de circuito especializado dentro do chip. Várias aplicações de radiofrequência eram muito caras para implementar como componentes discretos. Quando havia uma alta demanda por um recurso específico, a indústria de semicondutores encontra uma maneira de obter financiamento e construir CIs para aplicações especiais. Por exemplo, quando as placas de som para computadores pessoais ( PCs ) foram introduzidas, muitos fabricantes decidiram construir chips de integração de média escala (MSI) que suportam aplicativos de som para PC. Outra melhoria de desempenho é o menor consumo de energia para os mesmos resultados, o que traz maior eficiência de energia.
Existem vários ICs e até mesmo vários microcomputadores dentro de computadores, telefones celulares e outros dispositivos digitais. Em um gadget de jogo portátil, há um processador gráfico que aciona a tela colorida. Este processador é geralmente um chip de integração em grande escala (LSI) com seu próprio sistema de processamento digital miniaturizado e de super baixa potência. Outro computador – o computador principal – controla a tarefa de executar os aplicativos do usuário.
A tendência na eletrônica sempre foi miniaturizar os circuitos, enquanto os custos finais são baixos. Qualquer equipamento popular geralmente justifica a quantidade de recursos gastos na conceituação, projeto e implementação de novos circuitos integrados destinados a otimizar a fabricação de produtos. Dadas as tendências em miniaturização, parece haver infinitas possibilidades na entrega de produtos eletrônicos que funcionam ainda melhor em todos os aspectos.
Existem ICs padrão que funcionam como amplificadores, reguladores de potência e processadores de sinal simples. Esses ICs normalmente variam de pacotes de 8 a cerca de 16 pinos. O pacote comum tem duas fileiras de pinos, portanto, um pacote dual-in-line (DIL) de 20 pinos terá duas fileiras de 10 pinos. Chips maiores são usados principalmente para aplicações digitais complexas, como IC customizado ou específico de aplicativo (ASIC), que pode conter um microcomputador inteiro para todos os tipos de aplicações em telecomunicações, automação e controle de energia.
Circuitos integrados permitem que telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos realizem um grande número de operações, apesar de seu pequeno tamanho.
Comments