Aumentar a velocidade do portão eletrônico: como fazer?
A insegurança mediante a criminalidade no País tem feito as pessoas buscarem portões automáticos mais rápidos, reduzindo o tempo de entrada e saída dos veículos. Para auxiliar você, instalador, iremos lhe mostrar como aumentar a velocidade do portão eletrônico do seu cliente.
Se a compra ainda não foi efetuada, há uma lista de opções para indicar ao futuro consumidor.
Com as novas tecnologias, os automatizadores de portões estão cada vez mais velozes. A média para fechamento é de 4 a 7 segundos, considerando as condições de arraste e peso do portão.
Um ótimo exemplo é a linha TSi da Garen. Ela possui máquinas desenvolvidas para vários tipos de aplicações. As características da linha TSi, como o chassi em alumínio e seu tamanho, ajudam a deixar as máquinas mais rápidas. Consequentemente, a linha TSi da Garen ajuda a aumentar a velocidade do portão eletrônico.
Além disso, o acesso fácil ao conjunto de redução agiliza a manutenção e o destravamento do motor feito com chave codificada torna o portão mais seguro.
No entanto, existem alguns clientes que já possuem portões eletrônicos em suas residências, mas querem mais velocidade.
Siga as dicas para aumentar a velocidade do portão eletrônico
Substitua o kit automatizador completamente por um kit motor speed, que abre e fecha mais rápido; Acelere o RPM do motor por meio de novas centrais – mas este procedimento é restrito a certas marcas de kit motor; Transforme o equipamento existente: em alguns casos, basta embobinar o motor para aumentar suas rotações por minuto. Já em modelos com correias, é só alterar as polias da correia para acelerar o motoredutor. Utilize um inversor de frequência – mas atenção porque essa medida pode diminuir a vida útil do equipamento.
Em todos os casos, é preciso observar alguns detalhes na parte estrutural do portal e alguns componentes do kit motor: Verifique se o portão está alinhado aos batentes e se está abrindo e fechando livremente;
Verifique se o kit motor contém embreagem mecânica, sistema de freio mecânico (não eletrônico), moto redutor separado do motor ou se utiliza correia.
Somente após analisar esses pontos é que você irá partir para ação.
Restou alguma dúvida sobre como aumentar a velocidade do portão eletrônico? Escreva aqui nos comentários que respondemos para você!
Portão automático: saiba o necessário antes de colocar em casa
Existem diversos benefícios em realizar a automatização do portão de uma residência, pois além de uma solução prática e segura para a sua casa, tudo isso pode ser alcançado sem custos muito elevados.
Foto: Pinterest
Para a rotina, o investimento se mostra bastante útil, servindo tanto para o ambiente residencial quanto profissional. A seguir, confira algumas dicas e cuidados antes de aderir ao portão automático para ajudar no dia a dia:
Avalie os custos e o processo de instalação
Antes de automatizar o seu portão é importante que entenda todos os custos envolvidos no projeto. Mesmo que a relação custo x benefício seja boa, existem outros pontos importantes, como o investimento inicial e a manutenção.
Inicialmente, os custos são com a instalação, e incluem motores, peças, acessórios e o tipo de portão utilizado. Diferente de um portão comum, o portão automatizado é feito de alumínio ou algum material mais leve que ferro. Isso acontece para que o motor não seja forçado excessivamente em cada acionamento.
Quanto ao sistema de abertura, também existem diferenças. Deve-se considerar o espaço disponível ao redor do portão para assim definir qual o sistema de acionamento mais adequado para a sua casa.
Isso pois, cada tipo de portão funciona de um jeito, e o seu movimento não pode ser interrompido ou forçado para que o motor não quebre frequentemente.
Escolha um tipo de portão
Referente aos sistemas mais comuns para portões automáticos estão: o deslizante, pivotante e basculante. A diferença entre os três é a seguinte:
Deslizante
Foto: Tok Door
O portão deslizante tem um sistema de abertura lateral. Nele, o motor fica no chão e o portão corre sobre um trilho. Por isso o modelo exige um espaço maior na lateral para deslizar.
Por não ficar suspenso em momento algum e sempre manter o portão apoiado, esse tipo de acionamento depende de poucas manutenções, pois toda a sua movimentação é sustentada pelo chão.
A indicação para esse tipo de motor é que seja colocado em residências com espaço lateral, como casas que tenham um muro ao lado do portão.
Pivotante
Foto: Soluções Industriais
O portão pivotante abre para o lado de dentro e funciona com dobradiças. O acionamento dobra o portão ao meio, e por isso esse tipo de motor exige um número maior de manutenções. Principalmente ao somar o número de vezes que for usado ao longo do dia.
É recomendado para casas com espaço na garagem, pois deve levar em consideração que ao dobrar, o espaço próximo ao portão não pode estar ocupado a uma altura média.
Basculante
Foto: Pinterest
O portão basculante, que também é o mais visto em residências e comumente usado em comércios, fica suspenso quando aberto. O motor levanta o portão e o mantém no alto em posição horizontal.
Para ele é importante verificar a altura do teto e se o portão manterá um espaço suficiente enquanto aberto. Os carros passarão por baixo dele, e a altura do veículo deve ser bem pensada considerando o portão aberto.
Deixe sua residência mais segura
Assim como a utilização de alarmes residenciais funciona como um item de segurança e bem estar para os moradores, a automação de portões tem a mesma função.
A segurança desse tipo de portão se torna mais evidente no dia a dia. Imagine chegar em casa muito tarde, quando ninguém mais está nas ruas, e precisar descer do carro para abrir o portão.
Todo esse processo, além de tempo, é pouco seguro, sendo que pode ser facilitado por meio de um portão automático. O acionamento remoto para abrir e fechar possibilita que você entre na sua residência sem se expor.
Além disso, imagine também os dias de chuva! É muito mais prático e simples se puder abrir o portão remotamente, sem precisar sair do veículo ou pedir para alguém de dentro de casa abrir para você. É muito melhor, não acha?
Aproveite a automação de portões
A automação residencial traz mais segurança para a sua casa, além da praticidade e o ótimo custo benefício.
Antes de instalar na sua casa é importante avaliar os custos do processo, além dos espaços necessários para os diferentes tipos de portões automáticos. Existem três, e são eles o deslizante, pivotante e basculante.
Além de tornar a chegada e saída de casa mais práticas e seguras para todos os moradores, a utilização de um portão automático deixa a fachada da sua residência muito bonita, e sem abrir mão da flexibilidade.
Esse item de segurança possui uma série de diferenciais, profissionais qualificados e produtos no mercado, possibilitando o atendimento a todos os públicos.
Independente da região em que mora ou o tipo de auxílio que busca para a sua residência, a automatização de portão se mostra um ótimo recurso para todos, pois além de ajudar com o dia a dia, mostra o quanto a automação residencial funciona como um facilitador para a vida doméstica.
Leia mais:
Portão Eletrônico – 42 Opções para Garagem + Vantagens!
O portão eletrônico não é nenhuma novidade da automatização residencial, mas continua sendo uma opção bastante frequente para quem opta por aproveitar dos benefícios da automatização.
E se você fique em dúvidas sobre investir em um portão automático, no post mostramos as vantagens desse tipo de portão, além de modelos e preços, o que pode te ajudar a fazer a sua escolha para a automatização do portão.
Vantagens do portão automático
O portão eletrônico traz uma série de pontos positivos, o que pode ser determinante para a escolha.
Segurança: Uma das características positivas da automatização do portão é o acionamento remoto para abertura e fechamento, possibilitando entrar na residência sem se expor, o que garante mais segurança, uma vez que não é preciso sair do carro.
Uma das características positivas da automatização do portão é o acionamento remoto para abertura e fechamento, possibilitando entrar na residência sem se expor, o que garante mais segurança, uma vez que não é preciso sair do carro. Praticidade: o acionamento remoto também traz bastante comodidade e praticidade no dia a dia, permitindo abrir e fechar o portão através de um controle remoto, o que é mais prático no dia a dia e em situações mais desafiadoras, como a abertura e fechamento de portão em dias de chuva.
o acionamento remoto também traz bastante comodidade e praticidade no dia a dia, permitindo abrir e fechar o portão através de um controle remoto, o que é mais prático no dia a dia e em situações mais desafiadoras, como a abertura e fechamento de portão em dias de chuva. Valorização: a automatização do portão também tem como vantagem a valorização do imóvel, uma vez que o portão eletrônico é um investimento que traz benefícios e valoriza a residência.
Fotos e modelos de portão eletrônico
Portão eletrônico de correr / deslizante
O portão de correr ou portão deslizante é um modelo que tem abertura lateral e que pode ser automatizado para se transformar em um portão eletrônico, trazendo mais comodidade no dia a dia.
Esse tipo de portão costuma correr sobre um trilho que pode ficar no chão ou suspenso e é uma versão que exige espaço para abertura lateral, permitindo que o portão possa deslizar quando aberto.
O acionamento remoto para o portão deslizante exige poucas manutenções, uma vez que o motor auxilia o portão a deslizar, mas toda a estrutura é sustentada no trilho, fazendo com que o motor exerça menos força durante o processo de abertura ou fechamento.
Portão eletrônico basculante
Entre as variações de modelos para portão eletrônico, uma das versões mais vistas é o portão basculante ou portão de elevação, como também costuma ser chamado.
O portão basculante fica suspenso ao ser aberto e o motor auxilia no levantamento do portão, mantendo-o no alto e em posição horizontal.
Esse modelo de portão é uma ótima opção para quem tem espaço limitado, e a alternativa da abertura suspensa e que fica na posição horizontal é uma ótima escolha para otimizar o espaço na garagem.
Como o motor é acionado para suspender o portão, é ideal que o modelo seja feito em material leve, como alumínio, para não forçar muito o motor com a elevação, o que pode exigir mais manutenção e também um motor de potência maior.
Portão eletrônico pivotante / De abrir
O portão pivotante ou portão de abrir, que muitas vezes é uma versão de 2 folhas, tem como característica a abertura através de dobradiças, e costuma ser aberto para o lado de dentro da garagem.
O portão de abrir ou pivotante, exige maior espaço na garagem, uma vez que a abertura para dentro ocupa espaço.
A automatização desse tipo de portão pode ser feita em modelo simples e de apenas uma folha ou em versões de 2 folhas, que costumam ser utilizados em garagem.
Para as versões de 2 folhas é comum a instalação do motor que aciona as 2 folhas ao mesmo tempo, abrindo completamente o portão de garagem.
Quanto custa em média? #preço
O preço do portão automático pode variar de acordo com vários fatores, como tamanho e modelo de portão.
Para o conjunto de portão mais automatização de modelo simples, o custo varia em torno de R$ 3200,00.
Para quem já tem o portão, a automatização pode ser feita com a inclusão de um motor, e nesse caso o motor para portão de garagem pode custar de R$ 500,00 a R$ 1500,00, dependendo da potência necessária de acordo com o tipo do portão.
O que você acha dos benefícios da automatização do portão? Conte-nos qual dos modelos de abertura você prefere e quais pontos positivos você vê nesse tipo de abertura.
Comments