Em toda montagem é preciso conhecer previamente quais componentes irão compor o circuito, é lógico que o esquema eletrônico é fundamental, mas não só porque indica a forma que os componentes serão ligados eletricamente.
Uma vez que seja conhecida a lista de componentes, e obviamente todos os componentes estejam acessíveis, será possível realizar a montagem.
Qualquer um com conhecimento pode elaborar um circuito que irá executar uma determinada função, mas sempre dentro da lógica do funcionamento dos componentes envolvidos na montagem.
Para quem já realizou montagens deve ter ficado claro que não basta só conhecer as peças que compõem um circuito eletrônico para poder iniciar uma montagem, por mais simples que seja.
Para realizar uma montagem é preciso conhecer não só os componentes básicos do circuito, mas também a função que cada um dos componentes irá executar, e conhecer também as normas e leis eletrônicas que regem o seu funcionamento.
Conhecer a Lei de Ohm e os diferentes tipos de estágios dos circuitos é para um técnico, mesmo que por hobby, tão essencial quanto é para um cego saber distinguir uma bengala de um cabo de vassoura.
Os diferentes estágios de qualquer circuito são identificados por nomes como amplificador, oscilador, comparador, multiplexador, fonte de alimentação, etc.
E quem vai realizar qualquer montagem precisa conhecer cada um dos componentes que formam o circuito e também saber qual é o comportamento dos componentes em função do tipo de ligação elétrica no circuito.
Uma vez que sejam conhecidos os componentes e os blocos (ou estágios) que podem formar cada um deles, poderemos uni-los em blocos ou estágios para formar circuitos de alta complexidade.
Para resumir, os conceitos citados neste texto, basta ter em mente que todo circuito eletrônico, por mais complexo que possa parecer, pode ser dividido em blocos bem diferentes de forma que será possível analisá-los um a um de uma maneira bem simples.
Conhecendo os elementos que formam cada um dos blocos (ou estágios) será possível analisar detalhadamente cada um dos blocos que formam um circuito completo.
Só o conhecimento permitirá analisar, reparar, modificar e, porque não, melhorar um circuito eletrônico.
Comments