Como dessoldar CI em SMD sem Ferramentas Especiais
Atualmente no mercado você pode encontrar qualquer tipo de ferramentas para eletrônica, mas para quem é hobbysta ou iniciante investir em ferramentas especiais quase sempre é inviável, principalmente na atual situação do país.
Tirar um CI SMD é sem danificar o CI ou as trilhas da placa de circuito impresso requer habilidade, técnica e ferramentas especiais. Quando não temos nenhum destes tres itens partimos para a criatividade.
Uma solução é fazer a famosa gambiarra, ou seja fazer uso ou mesmo construir ferramentas que solucionem nossos problemas de maneira mais barata e facil.
Uma destas ferramentas está neste artigo, um dessoldador de circuito integrado SMD, que é capaz de dessoldar um CI rapidamente sem danificar a placa de circuito impresso, usando apenas um ferro de solda e um pedaço de fio de cobre.
Como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais
A ideia é simples, do tipo “porque não pensei nisso antes”, mas bem eficiente e barata. O dessoldador de circuito integrado em SMD é basicamente feito de um pedaço de fio rígido de cobre, no vídeo não diz a grossura do fio, mas acredito que seja de 12 AWG ou superior.
Para construir você tem que fazer um pequeno cavalete de com o fio de cobre, mas ele tem que ser reto e com curvas bem feitas para que ele possa tocar em todos os terminais do circuito integrado SMD ao mesmo tempo.
Utilize uma pequena morsa, alicate de bico ou um canto da bancada para fazer a dobra do fio, se você tentar fazer na mão talvez não fique tão curta e não alcance todos os terminais do CI.
Para circuitos integrados SMD com pinagem dos quatro lados a construção é praticamente igual só que com mais duas dobras, veja na imagem abaixo.
Assista abaixo o vídeo original do autor desta dica de como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais.
Não esqueça de estanhar o fio de cobre, pois ao estanhar melhora e diminui o tempo de dessoldagem, o ferro de solda usado também não foi informado pelo criador da ferramenta, mas pelo que vi ele deve ter uma potencia superior a 100 Watts, em comentário se cogitou um ferro de solda de 300 Watts, mas creio que com menos potência é possível dessoldar os CI´s SMD.
Não esqueça de testar e aprender a tirar o CI SMD em uma placa velha para depois usar na placa que você pretende sacar o CI.
O que é, Definição e Significado
O termo chip refere-se a um elemento muito pequeno, feito de um material semicondutor, que possui numerosos circuitos integrados. Esses circuitos permitem o desenvolvimento de várias funções em dispositivos eletrônicos.
Deve-se lembrar que se conhece como semicondutor o material que, dependendo de determinados fatores, pode atuar como isolante ou como condutor. Por sua vez, um circuito integrado é um sistema composto por vários elementos eletrônicos que foram miniaturizados e alojados num mesmo suporte feito com um material semicondutor.
Retomando a ideia de chip, esta uma peça que pode abrigar muitos circuitos integrados. Geralmente, possui uma superfície de silício de apenas alguns milímetros quadrados, na qual se produzem os circuitos através do processo conhecido como fotolitografia. Os chips são protegidos com uma cápsula de cerâmica ou de plástico que possui os condutores metálicos necessários para estabelecer uma conexão com o circuito impresso.
A criação dos chips representou um grande passo para o desenvolvimento da eletrônica. Ao imprimir os componentes em uma unidade de fotolitografia, sua produção tornou-se econômica, pois não é necessário construir um transistor de cada vez. Os chips, por sua vez, exigem pouco material e consomem uma quantidade reduzida de energia.
Telefones celulares (móveis), computadores, televisões e até carros, entre muitos outros dispositivos e máquinas, possuem chips, que podem ter de dez a mais de um milhão de transistores. Dependendo de seus componentes e modo de fabricação, é possível distinguir entre chips monolíticos (feitos com único monocristal) e chips híbridos (de camada fina ou espessa).
Citação
Equipe editorial de Conceito.de. (11 de Outubro de 2019). Conceito de chip. Conceito.de. https://conceito.de/chip
O que é um circuito integrado de radiofrequência?
O que é um circuito integrado de radiofrequência?
Um circuito integrado de radiofrequência é um circuito eletrônico compacto que usa dispositivos ativos para frequências de sinal na chamada faixa de radiofrequência (RF). Os circuitos de radiofrequência incluem amplificadores, moduladores e desmoduladores de baixa e alta potência. Os amplificadores aumentam a tensão ou o nível de potência dos sinais de RF. Os níveis de entrada para os amplificadores podem ser muito baixos para os receptores, e esses níveis baixos podem ser tão baixos quanto uma fração de um milhão de milionésimos de volt (V). Os moduladores são usados nos transmissores para alterar uma transportadora de RF, de modo que a mensagem ou informação seja combinada em um recurso da transportadora, enquanto os demoduladores extraem as informações das transportadoras moduladas existentes.
Um circuito integrado (IC) também é conhecido como chip ou microchip com semicondutor. O mecanismo de válvula controlada usado em eletrônicos, computadores e dispositivos digitais é possibilitado por semicondutores de três terminais que permitem que um terminal de controle determine a corrente entre os dois principais terminais. O circuito integrado de radiofrequência utiliza dezenas de semicondutores em um pacote muito pequeno para executar funções em aparelhos populares, como telefones celulares.
Os circuitos integrados de radiofrequência resolvem muitos problemas no projeto e fabricação de receptores, transmissores e equipamentos de teste de RF. Em frequências de RF muito altas, o uso de dispositivos ativos separados pode ser limitado pelo comprimento dos fios ou pelos traços de condução necessários para concluir as conexões do circuito. O circuito integrado de radiofrequência usa componentes muito pequenos em um pacote comum, portanto, há muito pouco acoplamento entre estágios que geralmente resulta de fios longos ou proximidade eletrostática entre os nós ativos de um circuito.
O fio relativamente longo causa uma característica conhecida como indutância. Indutância é a reação causada pelo campo magnético resultante em um fio transportador de corrente. A RF que tenta passar por um indutor geralmente é atenuada, o que significa que o nível do sinal cai à medida que uma queda de sinal no indutor aumenta com a frequência de RF mais alta. A proximidade entre os nós ativos de um circuito resulta em capacitância, que é uma reação causada pela carga e descarga de portadores de carga. Em um capacitor, a reação é causada pela tendência de atração de cargas opostas.
O circuito integrado de radiofrequência moderno oferece os melhores recursos de desempenho, que incluem baixo consumo de energia e bom desempenho do sinal. Os primeiros dispositivos de RF enfrentavam problemas de alto consumo de energia, levando a menos tempo de espera e conversação para os primeiros equipamentos de comunicação portáteis. Embora a tecnologia das baterias portáteis tenha melhorado, o baixo consumo de energia dos circuitos integrados de radiofrequência levou a um desempenho tremendamente maior do tempo de conversação a bateria dos aparelhos. O circuito integrado de radiofrequência também levou a uma melhor qualidade do sinal em termos de menos distorção e níveis mais baixos de ruído.
Comments