Programa eletrônico de estabilidade – Wikipédia, a enciclopédia livre
Imagem indicativa do ESP/ESC.
O programa eletrônico de estabilidade (em inglês: electronic stability program, sigla ESP) ou controle eletrônico de estabilidade (em inglês: electronic stability control, sigla ESC) é um sistema presente em automóveis, responsável por monitorar a trajetória dos veículos e - num desvio repentino - atuar individualmente nos freios, acionando cada um deles na medida correta a fim de manter o veículo sob controle e auxiliar o motorista no acerto da trajetória de curso. O sistema atua em conjunto com o freio ABS, utilizando-se da premissa de não travamento das rodas - princípio do ABS - para efetuar seus acertos em situações adversas.[1][2][3]
Freios ABS
EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem)
Referências
O que é controle eletrônico de estabilidade?
Se você já dirige há algum tempo, provavelmente sabe como é perder o controle do veículo. Quer você tenha sofrido um acidente, ou mau tempo o levou a uma derrapagem momentânea, ninguém gosta daquela sensação de afundamento que se instala quando milhares de quilos de metal de repente perdem o controle. Sistemas como controle de tração e freios antibloqueio nos ajudam a manter o controle durante a aceleração e a frenagem, mas o controle eletrônico de estabilidade (ESC) foi projetado para evitar que você perca o controle em outras circunstâncias.
Qual é o objetivo do controle eletrônico de estabilidade?
Resumindo, o ESC deve ajudar a manter o veículo se movendo na mesma direção que o motorista deseja. Assim como os freios antibloqueio e o controle de tração, o controle eletrônico de estabilidade é uma medida de segurança adicional. Esses sistemas não o protegerão contra uma direção descuidada, mas podem ajudar a mantê-lo na estrada em condições adversas. De acordo com o IIHS, o controle eletrônico de estabilidade reduz o risco de acidentes com vários carros, carros únicos e capotamentos. A redução de capotagens fatais de um único veículo é a mais dramática, e os motoristas com ESC têm 75% mais chances de sobreviver a esses acidentes do que os motoristas que não têm ESC.
Como funciona o controle eletrônico de estabilidade?
Os sistemas eletrônicos de controle de estabilidade consistem em vários sensores que comparam as informações do motorista com a maneira como o veículo está realmente se movendo. Se um sistema ESC determina que um veículo não está respondendo corretamente ao comando de direção, ele é capaz de tomar medidas corretivas. Pinças de freio individuais podem ser ativadas para corrigir sobreviragem ou subviragem, a saída do motor pode ser modulada e outras ações podem ser tomadas para ajudar o motorista a manter o controle.
O que acontece quando o controle eletrônico de estabilidade falha?
Uma vez que o controle eletrônico de estabilidade é essencialmente uma extensão do ABS e TCS, normalmente é seguro dirigir um veículo com defeito ESC. Os sistemas de controle eletrônico de estabilidade são capazes de ativar as pinças do freio e modular a potência do motor, mas os sistemas com defeito geralmente simplesmente não funcionam. Se você notar que a luz do seu DSP, ESP ou ESC acende, é uma boa ideia que seja verificado por um mecânico qualificado. No entanto, você deve poder continuar dirigindo o veículo como se ele não tivesse controle de estabilidade. Se o fizer, tome cuidado especial com pavimento molhado e cantos vivos. Se o seu veículo começar a sobrevirar ou subvirar, você terá que recuar e fazer as correções por conta própria.
Quais veículos estão equipados com ESC?
O controle eletrônico de estabilidade é uma inovação relativamente nova e não está disponível em todos os veículos. Para que um veículo tenha ESC, ele também deve ter ABS e TCS. Os sistemas de controle de tração e estabilidade são construídos em sistemas de freio antibloqueio e todas as três tecnologias usam os mesmos sensores de roda. Todas as principais montadoras oferecem algum tipo de ESC; esses sistemas podem ser encontrados em carros, caminhões, SUVs e até motorhomes. No entanto, alguns fabricantes oferecem a opção apenas em alguns modelos. O Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) mantém uma lista de veículos que incluem ESC. Você pode pesquisar por ano e marca do veículo, para ver uma lista de modelos que têm o ESC como padrão ou opcional, além de quais modelos não têm o ESC como opção.
Nissan Altima - Manual de Instruções > Sistema do controle eletrônico de estabilidade (VDC)
Nissan Altima - Manual de Instruções > Sistema do controle eletrônico de estabilidade (VDC)
O sistema do Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC) usa vários sensores para monitorar os comandos do motorista e o movimento do veículo. Sob certas situações de condução, o sistema controlará o freio e a potência do motor para ajudar a manter o veículo em sua direção.
Quando o sistema do Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC) estiver operando, o indicador no painel de instrumentos pisca.
no painel de instrumentos pisca. Se o indicador piscar , as condições da pista podem ser escorregadias. Certifique-se para ajustar a velocidade e condução para estas condições. Consulte "Luz indicadora do programa Sistema do controle eletrônico de estabilidade" e "Luz indicadora de desativação do sistema do controle eletrônico de estabilidade" na seção "Instrumentos e controles".
, as condições da pista podem ser escorregadias. Luzes indicadoras Se ocorrer uma falha no sistema, a luz indicadora se acenderá no painel de instrumentos. Quando as luzes indicadoras se acenderem, a função do controle de tração é cancelada.
Se o veículo for operado com o sistema do Controle Eletrônico de Estabilidade desativado, usando o interruptor VDC OFF, as funções VDC serão desativadas. O indicador piscará se o giro da roda for detectado.
O ABS ainda operará com o sistema VDC desativado.
Quando o sistema VDC estiver operando, você deve sentir uma pulsação no pedal freio e ouvir um ruído ou vibração debaixo do capô. Isto é normal e indica que o sistema VDC está funcionando corretamente.
O computador tem um dispositivo de diagnóstico embutido que testa o sistema cada vez que ligar o motor e mover o veículo para frente ou para trás em baixa velocidade.
Quando o autoteste ocorrer, você poderá ouvir uma pancada e/ ou sentir uma pulsação no pedal de freio. Isto é normal e não é uma indicação de uma falha.
ATENÇÃO O sistema do Controle Eletrônico de Estabilidade foi projetado para ajudar a melhorar a estabilidade e não previne acidentes devido à condução brusca em altas velocidades ou técnicas de condução negligentes e perigosas. Reduza a velocidade do veículo e fique atento especialmente ao conduzir e fazer curva em superfícies escorregadias e sempre dirija com cuidado.
Não modifique a suspensão do veículo. Se as peças da suspensão como amortecedores, molas, barras estabilizadora, buchas e rodas não forem recomendados pela NISSAN para o seu veículo ou estão extremamente deterioradas, o sistema VDC pode não operar adequadamente. Isto pode adversamente afetar a capacidade de condução e desempenho do veículo, e a luz indicadora pode se acender.
Se peças relacionadas ao freio como pastilha de freio, discos e pinças não forem padrões ou estiverem extremamente deterioradas, o sistema do Controle Eletrônico de Estabilidade pode não operar adequadamente e a luz indicadora pode se acender.
Se peças relacionadas ao controle do motor não forem recomendados pela NISSAN ou estiverem extremamente deterioradas, a luz indicadora pode se acender.
Ao dirigir em superfícies extremamente inclinadas como curvas grandes inclinadas, o sistema VDC pode não operar adequadamente e o indicador pode não acender. Não dirija nesses tipos de pistas.
Ao dirigir em uma superfície instável como uma plataforma giratória, balsa, elevador ou rampa, o indicador pode acender. Isto não é um defeito. Ligue o motor novamente após dirigir em uma superfície instável.
Se as rodas ou pneus não recomendados pela NISSAN forem usados, o sistema VDC pode não operar adequadamente e o indicador pode acender.
O sistema do Controle Eletrônico de Estabilidade não é um substituto para pneus de inverno ou correntes para pneus em um pista coberta com neve.
Consulte mais informacao:
Nissan Altima - Manual de Instruções > Sistema de freio O sistema de freio tem dois circuitos hidráulicos separados. Caso um circuito falhe, você ainda poderá acionar o freio em duas rodas. Precauções quanto ao freio O sistema de freio tem dois circuitos hidráulicos separados. Caso um circuito falhe, você ainda poderá acionar o freio em duas rodas. Precauções quanto ao freio
Nissan Altima - Manual de Instruções > Sistema de Sonar dianteiro e traseiro (se equipado) O sistema de sonar (sensor de estacionamento) ativa um som para informar o motorista quanto a obstáculos próximos ao para-choque. O sistema de sonar (sensor de estacionamento) ativa um som para informar o motorista quanto a obstáculos próximos ao para-choque.
Comments