Monroe fornece suspensão inteligente para o novo Toyota Supra GR
A Monroe, empresa do grupo DRiV, fornecerá o sistema de suspensão Semi-Ativa Continuamente Variável (CVSAe) para a quinta geração do cupê esportivo Toyota Supra GR. A fabricante explica que a tecnologia de suspensão CVSAe, produzido pela DRiV na Espanha, detecta continuamente as condições da estrada e da direção e ajusta de forma independente cada amortecedor, em tempo real.
Cada amortecedor da Öhlins, marca do grupo DRiV, possui uma válvula eletrônica CES8700 montada externamente, que se conecta a uma unidade central de controle eletrônico (ECU), permitindo realinhar as configurações de amortecimento a cada 10 milésimos de segundo para alcançar o conforto e controle ideais.
“A tecnologia CVSAe é uma solução de ponta comprovada, projetada para garantir que os motoristas experimentem o máximo de conforto e diversão ao volante”, afirma Neville Rudd, vice-presidente sênior e gerente geral de amortecedores e amortecedores OE da DRiV. “Esta solução avançada foi projetada para alcançar o equilíbrio ideal de desempenho, conforto e controle, ajudando os OEMs a diferenciar as características de passeio e manuseio do veículo em um mercado cada vez mais competitivo”.
O Toyota Supra GR estará disponível no mercado a partir do segundo semestre de 2019 nos Estados Unidos.
Posts Relacionados
BMW desenvolve suspensão semiativa
A BMW é um dos fabricantes de motos que mais inovações introduz em seus modelos. A mais nova deverá ser um sistema de controle dinâmico da suspensão, que ganha o pomposo nome de BMW Motorrad Dynamic Damping Control (DDC).
Esse sistema permite o ajuste automático dos conjuntos de amortecimento, adequando-os às diversas circunstâncias de condução, bem como às variáveis provocadas pela ação e estilo de pilotagem do condutor ou mesmo alterações nas condições do piso.
Todas as ações e variações são captadas por sensores e transmitidas a uma central eletrônica que definirá as cargas ideais de amortecimento. O DDC compartilha a mesma rede do controle de tração DTC e do ABS, através de CAN-Bus, regulando automaticamente carga e compressão por meio de motores e de eletroválvulas.
Em breve o DDC deverá ser incorporado aos modelos BMW fabricados em série.
Acompanhe o seu funcionamento no video:
Continua após a publicidade
Siga
RSS
Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer tem suspensão eletrônica atualizada
A nova suspensão da Versys 1000 GT oferece condução mais suave para o piloto e o passageiro
A Versys 1000 Grand Tourer traz para 2021 a 2ª geração de seu sistema Kecs: Suspensão de Controle Eletrônico Kawasaki, com a tecnologia Skyhook da Showa. A nova suspensão oferece condução mais suave para o piloto e o passageiro, contribuindo para maior conforto e prazer.
O conceito Skyhook imagina um gancho suportando o peso suspenso da motocicleta e modula a força de amortecimento da suspensão para permitir que as rodas acompanhem as imperfeições e solavancos encontradas, mantendo a motocicleta com o mínimo de oscilações. O software oferece uma condução mais suave, pois se adapta continuamente à superfície da estrada em tempo real. A capacidade de aderência é excelente, a direção permanece leve ao andar na estrada e a moto parece mais estável ao andar na chuva.
O Skyhook Control se adapta continuamente à superfície
O KECS utiliza informações de várias fontes como: velocidade e posição do curso da suspenção em tempo real (dos sensores de curso integrados), aceleração / desaceleração do veículo (da IMU), velocidade das rodas dianteiras / traseiras (da ECU FI) e pressão da pinça do freio (da ECU ABS), além de levar em consideração a aceleração vertical e a taxa de inclinação ao determinar a força de amortecimento necessária.
Dianteira e traseira são totalmente ajustáveis, permitindo que o piloto adeque o funcionamento ao estilo de condução, condições da via e presença de garupa/bagagem.
• Garfo invertido de 43 mm na dianteira, com 150 mm de curso, pode ser ajustado quanto a retorno e pré-carga de mola.
• A suspensão traseira, com 152 mm de curso, possui amortecedor traseiro a gás e reservatório externo também permite ajustes de compressão (alta/baixa velocidade), retorno e pré-carga.
• Ajuste remoto de pré-carga facilita a mudança de configuração sem a necessidade de ferramentas. KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension) (Grand Tourer) O KECS adiciona amortecimento controlado eletronicamente na dianteira e na traseira em um sistema semi-ativo que adapta em tempo real as condições do trajeto e da condução à quantidade ideal de amortecimento exigida para cada momento. Combinando componentes mecânicos avançados, desenvolvidos para competição, com a mais recente tecnologia de controle eletrônico, o KECS oferece a flexibilidade para lidar com uma ampla gama de situações de condução em ruas e estradas e o firme amortecimento necessário para a pilotagem mais esportiva. Outro ponto de destaque é que com o novo controle de suspensões os pneus são beneficiados, aderindo melhor ao piso e proporcionando maior confiança, especialmente em curvas.
Com o novo controle de suspensões os pneus são beneficiados, principalmente em curvas
• O amortecimento é ajustado eletronicamente para se adequar à velocidade da motocicleta e à velocidade de variação do curso da suspensão. A desaceleração também é levada em conta, permitindo que a transferência de peso entre os eixos na frenagem seja controlada.
• O controle é feito através de uma válvula solenoide com atuação direta (estágio único). Isso resulta em um tempo de reação extremamente rápido: 1 milissegundo –muito mais rápido do que sistemas similares que dependem de motor de passo, ou aqueles que usam válvulas de atuação em dois estágios, que diminuem a capacidade de resposta do sistema. O rápido tempo de reação torna o KECS ideal para utilização esportiva, na qual um “feeling” mais natural sobre a motocicleta é crucial para que o piloto se sinta em harmonia e no controle do equipamento.
• Sensores de curso integrados no garfo e no amortecedor traseiro – fornecem informações de velocidade e compressão do curso em tempo real. As bobinas do sensor fornecem dados à central eletrônica ECU a cada 1 milissegundo. Isto é complementado pelas informações fornecidas pela central inercial IMU (inclinação em aceleração ou desaceleração) e pela injeção eletrônica (velocidade da motocicleta). Assim o KECS direciona a corrente elétrica para os solenoides que ajustam o amortecimento, conforme exigido pela situação.
A Versys 1000 Grand Tourer é ofertada na rede de concessionárias da marca por R$ 82.490,00
• O estilo de amortecimento é definido de acordo com o modo de pilotagem integrado (Sport, Road, Rain, Rider (manual)) selecionado. O KECS ajusta o amortecimento à velocidade da motocicleta, velocidade de variação do curso e desaceleração.
• Com o KECS, a pré-carga traseira também é ajustável eletronicamente. Os pilotos podem escolher entre três modos de carga útil (cada um com ajuste de + 5 / -5): - Apenas para piloto- Piloto com bagagem- Piloto com passageiro e bagagem
• As configurações podem ser ajustadas durante a pilotagem.
A Versys 1000 Grand Tourer modelo 2021 está disponível na rede de concessionárias da marca com Preço Público Sugerido de R$ 82.490,00, na cor Emerald Blazed Green.
SAIBA MAIS SOBRE ESSA MOTO NO MOTO PREMIUM TV:
Comments