Controle de estabilidade é a segurança da trajetória correta - Mecânica Online®
Os novos modelos automotivos ou que sofreram grandes mudanças a partir de 2020 devem oferecer como item de série o Controle de Estabilidade. Esse item de segurança será obrigatório para carros e comerciais leves zero quilômetro vendidos a partir de 2022. Você pensa logo: o preço do carro vai aumentar. O que realmente vai aumentar é a segurança de todos no aspecto da utilização do automóvel.
Obrigatório nos EUA desde 2012 e na Europa desde 2014, o programa eletrônico de estabilidade (em inglês: Electronic Stability Program, sigla ESP – patenteada pela BOSCH) ou controle eletrônico de estabilidade (em inglês: Electronic Stability Control, sigla ESC) é um sistema presente em automóveis, responsável por monitorar a trajetória dos veículos e – num desvio repentino – atuar individualmente nos freios, acionando cada um deles na medida correta a fim de manter o veículo sob controle e auxiliar o motorista no acerto da trajetória de curso.
O sistema atua em conjunto com o freio ABS, utilizando-se da premissa de não travamento das rodas – princípio do ABS – para efetuar seus acertos em situações adversas.
Quer seja uma curva ou em desvios bruscos de rota, situações de perda de aderência dos pneus, o Controle de Estabilidade vai agir de forma independente no freio de cada roda para corrigir/manter a trajetória do veículo conforme direcionado pelo motorista. O sistema faz a análise da trajetória do veículo e os movimentos do volante, através de sensores.
Conforme o fabricante do veículo esse sistema pode ser chamado de DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo) ou VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).
Segundo estimativas, apenas na União Europeia a utilização do sistema salvou cerca de 15.000 vidas nos últimos 25 anos, além de evitar meio milhão de acidentes envolvendo ferimentos pessoais.
A Bosch aprimorou continuamente seu sistema que evita derrapagem e produziu mais de 250 milhões de sistemas ESP ® até o momento. Os carros modernos são inconcebíveis sem esse anjo da guarda eletrônico. Em todo o mundo, 82% de todos os veículos novos estão equipados com ESP ®. Em 2017, esse número era de 64%.
É importante observar a diferença quando falamos sobre Controle de Tração, chamado de TC ou TCS, que identifica se as rodas giram em falso – devido sensores de velocidades em cada roda, durante arrancadas e acelerações, reduzindo o torque diretamente no motor.
No Volkswagen Up! TSI é oferecido de série o controle de tração M-ABS – ou seja, o modelo não possui o controle eletrônico de estabilidade.
25 anos do Controle de Tração e Estabilidade – Em maio de 1995, o ESP® estreou sua produção em série no cupê Mercedes-Benz da série 140.
É interessante a origem e evolução do sistema. O rápido aumento do sistema de assistência para se tornar um padrão mundial começou em outubro de 1997. Durante um teste, chamado de “Moose Accident Test”, de um Mercedes-Benz Classe A por um jornalista automotivo da Suécia, o carro compacto excedeu seus limites de direção dinâmica e tombou enquanto tentava uma manobra evasiva abrupta.
O resultado foi inicialmente um revés, mas a empresa abordou o problema de frente como um desafio de design.
A entrega do Classe A foi adiada por doze semanas e o sistema de assistência foi adaptado a todos os carros como um componente padrão. Com um resultado retumbante: o Classe A agora se saiu melhor do que seus concorrentes, mesmo em testes extremos.
Em 1999, a Mercedes-Benz tornou-se a primeira marca a equipar todos os seus modelos de carros de passeio com esse sistema de segurança de direção como um recurso padrão. Esta etapa enviou um sinal para toda a indústria.
Juntamente com cintos de segurança, airbags e ABS, o Controle de Estabilidade estabeleceu-se como o sistema de segurança mais importante nos veículos modernos.
ESP 1 de 13
Vídeos adicionais
Mecânica Online
Maio Amarelo – No trânsito, todos sabem, o amarelo é sinal de atenção. Essa é a ideia do “Maio Amarelo”, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Desde 2016, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) promove ações em prol do movimento e neste ano a companhia utiliza esse momento de união contra o Covid-19 para desenvolver ações no ambiente digital e lança uma série de podcasts sobre o tema e vídeos curtos que integram a campanha.
Carro novo – Mesmo com a crise de Covid-19 no Brasil, uma pesquisa inédita da OLX Brasil apontou que 30% dos brasileiros têm a intenção de antecipar a compra de um veículo ou manter o prazo que tinham estabelecido pré-pandemia. O levantamento mostrou também que, entre todos os entrevistados, 17% vão usar o veículo para fins profissionais, como aplicativos de transporte, delivery, entre outros.
Caminhoneiros – A Continental Pneus, através de sua rede de revendas, divulgou essa semana que fará a entrega de mais de 4 mil kits de produtos essenciais para caminhoneiros. A iniciativa é um agradecimento aos profissionais que, mesmo em meio à pandemia, seguem transportando mercadorias essenciais por todo o país.
Sumitomo Rubber do Brasil – A Dunlop atingiu a meta de produção de 1000 pneus por dia para veículos pesados no Brasil. A marca foi alcançada no mês de abril, antes do planejado, e confirma o compromisso da empresa com o país, marcando a expansão do segmento de carga.
==============================================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
Por que o ABS e os controles de tração, frenagem, e estabilidade são tão importantes
A maioria dos motoristas já ouviu falar de ABS e que ele traz segurança. Desde 2014 se tornou item obrigatório em todos os veículos novos. Mas o que significa esta sigla?
ABS (ANTI-LOCK BRAKING SYSTEM)
ABS significa anti-lock braking system, (sistema de freios antitravamento, em inglês). Sua função consiste em evitar o arrastamento dos pneus durante um frenagem de emergência e a consequente perda do controle direcional do veículo, permitindo ao condutor a mudança de trajetória.
Explicando de modo simples, todo mundo já passou por aquela situação em que o trânsito para de repente, e pisamos no freio com força. O perigo mora no travamento das rodas, causando derrapagem e levando à perda do controle sobre os veículo por trechos relativamente longos, resultando com frequência a colisões e capotamentos.
O ABS não deixa isso acontecer, e possibilita ao condutor mudar a trajetória, como na figura acima.
Felizmente, a tecnologia evoluiu e o sistema antitravamento ganhou alguns aliados: os controles de frenagem, tração e estabilidade.
EBD (ELECTRONIC BRAKING DISTRIBUTION)
O controle de distribuição de frenagem, ou electronic braking distribution (EBD) auxilia o ABS a melhorar sua eficácia, ao verificar a aderência de cada uma das rodas do veículo, fazendo a redistribuição da força de frenagem naquelas com melhores condições de tração e aderência.
Assim, sua função consiste em transferir a força de frenagem das rodas com menos aderência com o solo para aquelas com melhores condições, em conjunto com o trabalho do ABS de impedir seu travamento.
ASC (AUTOMATIC STABILITY CONTROL)
O controle de estabilidade, ou ASC (automatic stability control), controla o comportamento dinâmico do veículo em curvas e corrige eventuais falhas do motorista, com intervenções na alimentação do motor e acionando os freios de modo automático, quando necessário.
Com o auxílio do ABS e do EBD para gerenciar a frenagem, sua função consiste em manter o equilíbrio dinâmico em curvas. Em suma, se o motorista tentar contornar uma curva com velocidade excessiva e/ou trajetória incorreta, sob risco de derrapar ou perder o controle direcional, o ASC fará automaticamente a correção e manterá o automóvel na pista, neutralizando o subesterço (“saída pela tangente”, no jargão popular) ou sobresterço (“rabeada”, como dito pelo).
O vídeo do artigo anexo mostra na prática a importância das assistências eletrônicas na segurança ativa: Árvore de jamelão provoca quedas e derrapagens em Goiânia.
TC (TRACTION CONTROL)
O controle de tração é mais simples. Evita que o veículo arraste pneus ao arrancar por excesso de aceleração nas saídas ou rampas. Grosso modo, não deixa o motorista “sair cantando pneu”. Objetivando a melhoria nas arrancadas e retomadas, o controle de tração evita o destracionamento das rodas ao acelerar, frear ou fazer o punta-tacco na condução esportiva.
Outra vantagem do controle de tração consiste no aumento da vida útil dos pneus, ao evitar seu arrastamento e deslizamento.
LEGISLAÇÃO MAIS RÍGIDA
O ABS é obrigatório em todos os veículos novos desde 2014, mas os demais controles não. Ao comprar um veículo, dê preferência aos que possuem todas as assistências, pois uma frenagem de emergência ou uma derrapagem em piso escorregadio não avisam quando vão acontecer. Segurança em primeiro lugar.
O vídeo abaixo, feito pela revista Autoesporte, mostra a grande diferença que o ABS e os controles de frenagem, tração e estabilidade fazem para a segurança dos ocupantes. Assista:
Controles de estabilidade e de tração: você sabe a diferença?
20 de janeiro, 2020
Projetados para aumentar a segurança dos ocupantes do veículo, esses sistemas passam a ser obrigatórios para modelos novos em 2020 e para todos os veículos leves a partir de 2022 no Brasil. Entenda como funciona e a diferença entre eles acompanhando a leitura deste post!
Controle de Estabilidade
As siglas que fazem referência ao sistema podem variar de um fabricante para outro. As principais são ESC (sinônimo de tecnologia) e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), ambas derivadas da língua inglesa. De acordo com o modelo, também é possível encontrar as seguintes variações:
DSC – (Controle Dinâmico de Estabilidade);
VSA – (Assistência à Estabilidade do Veículo);
VSC – (Controle de Estabilidade do Veículo).
O controle eletrônico de estabilidade controla o veículo a partir de sensores para impedir que ele saia da sua trajetória original. Ao verificar mudanças no percurso ou nos movimentos do volante, os freios são acionados e a rotação do motor é reduzida para que o carro consiga manter a aderência ao solo. Então, se o condutor vira o volante para o lado contrário ao da direção do carro, o sistema é acionado para evitar a perda de controle.
Um bom exemplo para facilitar o entendimento é aquele momento em que o condutor passar por um cruzamento, mas, repentinamente outro veículo aparece sendo necessário desviar-se do mesmo. Ainda que o volante seja virado para o lado contrário ao do obstáculo, o automóvel não conseguirá desviar a tempo e o controle de estabilidade atua para ajudar a alterar a trajetória do veículo ao frear a roda traseira.
Controle de tração
Este sistema, reconhecido pela sigla TCS (Traction Control System), tem como função impedir o giro em falso de uma ou mais rodas através dos freios ABS, obrigatório no Brasil desde 2014. Ou seja, quando a roda estiver sob o risco de patinar, o sistema ativa somente os freios dela especificamente.
O controle de tração e os freios ABS são essenciais para o funcionamento do controle de estabilidade.
Afinal, qual a diferença entre os dois sistemas?
A principal diferença entre ambos está no foco de atuação, pois, enquanto o controle de estabilidade opera sobre o carro como um todo, o controle de tração concentra-se na trajetória das rodas.
Identificando a presença do controle de estabilidade
Para saber se o automóvel possui o sistema, basta observar se há um botão com a sigla ESC no painel ou no volante. O Manual do Proprietário também ajudará o condutor a entender melhor o acionamento e a localização do item no veículo.
Agora que você já sabe a diferença entre os controles de estabilidade e de tração, que tal aproveitar as ofertas da Forlan e levar um modelo que conta com esses recursos essenciais de segurança? Confira os valores especiais na unidade da sua região.
Comments