Um controle eletrônico de velocidade segue um sinal de referência de velocidade (derivado de uma alavanca de aceleração, joystick ou outra entrada manual) e varia a taxa de chaveamento de uma rede de transistores de efeito de campo (FETs). [1] por ajustando o ciclo de trabalho ou a frequência de comutação dos transístores, a velocidade do motor é alterada. A rápida mudança da corrente que flui através do motor é o que faz com que o próprio motor emita seu gemido agudo característico, especialmente perceptível em velocidades mais baixas.
Diferentes tipos de controles de velocidade são necessários para motores DC com escova e motores DC sem escova . Um motor com escova pode ter sua velocidade controlada variando a tensão em sua armadura. (Industrialmente, motores com enrolamentos de campo eletroímã em vez de ímãs permanentes também podem ter sua velocidade controlada ajustando a intensidade da corrente de campo do motor.) Um motor sem escova requer um princípio de operação diferente. A velocidade do motor é variada ajustando-se o tempo dos pulsos de corrente fornecidos aos vários enrolamentos do motor.
Um módulo ESC genérico avaliado em 35 amperes com um circuito eliminador integrado Um módulo ESC genérico avaliado em 35 amperes com um circuito eliminador integrado
Os sistemas ESC sem escova basicamente criam alimentação CA trifásica , como um conversor de frequência , para operar motores sem escova . Os motores sem escova são populares entre os entusiastas de aviões controlados por rádio por causa de sua eficiência, potência, longevidade e peso leve em comparação com os motores com escova tradicionais. Os controladores de motor DC sem escova são muito mais complicados do que os controladores de motor com escova. [2]
A fase correta da corrente fornecida ao motor varia com a rotação do motor, que deve ser levada em consideração pelo ESC: Normalmente, o EMF traseiro dos enrolamentos do motor é usado para detectar essa rotação, mas existem variações que usam magnéticos separados ( Efeito Hall ) sensores ou detectores ópticos. Os controles de velocidade programáveis por computador geralmente têm opções especificadas pelo usuário que permitem definir limites de corte de baixa tensão, tempo, aceleração, frenagem e direção de rotação. A reversão da direção do motor também pode ser realizada trocando quaisquer dois dos três condutores do ESC para o motor.
Comments