Dependendo do tipo do capacitor, ele possuirá um tamanho e um formato específico.
No caso dos capacitores eletrolíticos, eles são cilíndricos e possuem o valor nominal claramente escrito em seu corpo. Por exemplo, veja na imagem acima o capacitor azul grande na parte esquerda. Está indicado em seu corpo que ele é de 4700μF e de 35V.
Além disto, uma outra indicação importante é a polaridade deste capacitor. O pino negativo é indicado por meio de uma seta e ou por uma faixa com o símbolo (-). Na imagem acima, o capacitor mais à esquerda da foto possui uma faixa lateral com um seta indicando qual é o pino negativo.
Bem, e no caso dos capacitores cerâmicos, o valor também é indicado em seu corpo, mas é necessário interpretá-lo. Os dois primeiros números indicam os dígitos do valor nominal e o terceiro é o multiplicador (10^multiplicador, igual ao resistor). E a referência é em relação à pico Faradays.
Pegando o capacitor escrito “151” da imagem acima como exemplo: 1 e 5 são os dígitos e o último 1 é o multiplicador (15 * 10^1 pF). Sendo assim, o capacitor possui o valor de 150pF.
Os capacitores cerâmicos que não possuírem um terceiro digito já terão seus valores indicados diretamente, como é o caso dos capacitores de 10pF, 7pF e 15pF da imagem acima.
Comments