Equipamentos de alta qualidade para uma solda perfeita
Solda eletrônica: Obtenha o equipamento necessário
Use um ferro de solda eletrônica com controle de calor apropriado. Para soldar componentes eletrônicos em um circuito impresso, os melhores ferros de solda são ferros poderosos com controle de temperatura que evitam descargas eletrostáticas.
Eles permitirão a soldagem por horas e são adequados para projetos mais complexos. Para projetos mais simples, um ferro de solda básico funciona bem. Use um ferro de solda eletrônica fixo de 25 watts para projetos pequenos e um ferro de solda de 100 watts para projetos maiores que contenham mais cabos.
Se possível, encontre um ferro de solda com temperatura variável, pois isso ajuda a não danificar o circuito impresso. Você pode controlar a temperatura da ponta do ferro de soldar para se adequar ao trabalho a ser realizado.
Use um fio de solda de liga adequado
A liga mais frequentemente usada em eletrônicos consiste em 60% de estanho e 40% de chumbo, às vezes anotada como 60/40. Essa liga é recomendada se você é novo na soldagem, embora possa ser um pouco perigoso e exija uma boa ventilação da sala, um meio de proteção do trato respiratório e um ferro de soldar com uma bomba.
Ligas que não contêm chumbo estão se tornando cada vez mais populares. Eles exigem temperaturas de solda mais altas e não se liquefazem, bem como ligas de chumbo. No entanto, eles são mais seguros e podem ser mais eficazes. A liga à base de 96,5% de estanho e 3,5% de chumbo é a mais eficiente e produzirá uma solda que oferecerá menos resistência à corrente do que qualquer outra liga à base de estanho.
Você pode encontrar ligas sem chumbo e com chumbo, aqui mesmo, logo acima!
Se possível, tente encontrar fios que contenham um diluente. O fluidizador é um aditivo encontrado na liga e que facilita a soldagem, eliminando e impedindo a oxidação, melhorando a fluidez da liga. Existem tipos diferentes.
A resina é geralmente usada por amadores. Após a soldagem, deixa um resíduo marrom e pegajoso que não é corrosivo ou condutor, mas que você pode limpar com isopropanol, se desejar. Existem diferentes graus de resina, a que mais usamos é a resina levemente ativada. Não deixe de conferir os itens disponíveis acima, bem como todos os produtos para a solda eletrônica e afins.
Diluentes
Estes diluentes deixam um resíduo claro após a soldagem que não é corrosivo nem condutor.O agente diluente foi projetado para ser deixado na solda e nas áreas ao redor.
Os diluentes solúveis em água geralmente têm uma taxa de atividade mais alta e deixam um resíduo que pode ser limpo com água. Esse resíduo é corrosivo e pode danificar a placa de circuito ou os componentes se você não a limpar imediatamente depois.
Placas de circuito
Obtenha as placas de circuito e os componentes necessários. Na maioria dos casos, a solda eletrônica refere-se apenas aos componentes a serem inseridos nos orifícios dos circuitos impressos. Os componentes eletrônicos possuem abas para passar pelo orifício no circuito impresso antes de soldá-los ao anel de metal ao redor do orifício. O buraco pode ser revestido ou não.
Máquina de solda para placas eletrônicas
Clique nas imagens para ampliar
Como basicamente todo eletro e eletrônico as placas eletrônicas também dão defeitos, sim aquelas placas eletrônicas que fazem parte de praticamente todo aparelho eletrônico, muitas vezes o fato de comprar outra placa eletrônica fica inviável, já que o valor de uma máquina de solda para placas eletrônicas é um pouco elevado. Para isso existe máquina de solda para circuito impresso que repara as pequenas placas que foram danificadas por algum motivo de força maior ou pelo desgaste natural da própria peça. Mas para esses problemas que eventualmente acontecem, existe a máquina de solda para placas eletrônicas, que basicamente é um pequeno aparelho que solda circuitos eletrônicos.
O processo de soldagem com a máquina de solda para placas eletrônicas é de simples entendimento, para isso pessoa que irá fazer o procedimento deve ligar a máquina na chave de on/off, assim que o aparelho estiver quente (temperatura máxima alcançada é de ( 260°C em solda Tin Lead e até 300°C Lead Free ) é quando começamos o processo de soldagem, na máquina de solda para placas eletrônicas,devem ter um pré aquecimento eficiente e uma temperatura de 80° a 120° na placa, dependendo do fabricante do fluxo, gerando um fluxo de boa qualidade e um fluxador eficiente para a máquina de solda para placas eletrônicas.
A MÁQUINA DE SOLDA FAZ TODO O PROCESSO AUTOMATICAMENTE:
Fluxagem
Pré aquecimento
Soldagem
A máquina de solda para placas eletrônicas pode ser construida de duas maneiras através de pallets ou através de fingers, o sistema de pallet é o mais comum pois pode colocar váras placas na mesma medida na linha e pode soldar várias placas com medidas diferentes na mesma linha sem ajustar os trilhos da maquina.
A MÁQUINA DE SOLDA PARA PLACAS ELETRÔNICAS PODE SER PRODUZIDAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO CLIENTE.
Não é necessário um ambiente industrial para o manuseio da máquina de solda para placas eletrônicas. Sempre deve ser ressaltado que mesmo a máquina de solda para placas eletrônicas sendo de fácil manuseio, o componente usado é a solda que é aquecido a alta temperatura, então todas as cautelas de seguranças devem ser tomadas e respeitadas para usar a máquina de solda para placas eletrônicas.A máquina de solda para placas eletrônicas pode ser produzidas de acordo com a necessidade do cliente.
A máquina de solda para placas eletrônicas pode ser operada em um pequeno espaço físico,lembramos que devemos ter o máximo cuidado de descarte dos produtos para não contaminar o meio ambiente.As próprias empresas fornecedoras desses insumos compram os rezíduos para a reciclagem.
Para saber mais sobre Máquina de solda para placas eletrônicas Ligue para (11) 2947-3181 | (11) 99989-4029 | (11) ou Ligue paraou clique aqui e entre em contato por email.
Gostou? compartilhe!
Como soldar componentes numa placa de circuito impresso
Antes de criar um projeto em eletrônica normalmente fazemos uma montagem do mesmo em uma protoboard, pra ver se tudo deu certo e está tudo funcionando como o esperado. Alguns projetos desejamos torná-los permanentes, para um uso real e até diário, e em uma protoboard fica difícil conseguir isso porque os componentes são só encaixados e saem facilmente. Por isso quando desejamos tornar um projeto em eletrônica definitivo e para uso real transferimos os componentes para uma placa de circuito impresso e soldamos os componentes na mesma, assim teremos todos os componentes firmes e o nosso projeto pronto para funcionar até comercialmente. As placas de circuito impresso podem ser construídas por você, onde você mesmo faz o desenho das trilhas condutoras ou você pode comprar uma pronta, que são as genéricas, e podem ser aplicadas a diversos tipos de projetos diferentes. No vídeo abaixo mostro algumas dicas para você realizar a soldagem dos componentes eletrônicos em uma placa de circuito impresso genérica, que você encontra em qualquer loja de componentes eletrônicos. Eu usei um ferro de solda de 60W e solda de estanho, que também são facilmente encontrados em lojas de componentes eletrônicos.
Abaixo segue o vídeo mostrando como soldar componentes eletrônicos numa placa de circuito impresso, espero que ajude.
E se você gostou inscreva-se no nosso canal do YouTube para sempre estar por dentro das novidades. Valeu!
Comments