Circuitos integrados, com o próprio nome sugere, são componentes eletrônicos que em seu interior possuem outros componentes, são integrados de tal maneira que formam circuitos eletrônicos quase completos.
Atualmente são componentes de fácil acesso e de relativa simplicidade, e estão presentes cada vez mais no nosso dia-a-dia, podemos encontrar circuitos integrados nos computadores, nos televisores, nos rádios, no forno microondas, e até no painel do seu carro.
O processo industrial mais comum para a sua fabricação consiste na gravação através do processo fotográfico em uma superfície de silício.
O silício que recobre regiões ativas é convertido em um óxido ou um nitrito inerte, e os transistores resultantes desse processo são planos, o que facilita a sua conexão.
Esse é processo que dá origem aos circuitos integrados, que geralmente são chamados de chips e a cada dia que passa ganham cada vez mais espaço nos equipamentos baseados em eletrônica.
Os circuitos integrados realizam tarefas que vão desde a amplificação de sinais até complexos cálculos.
Mas se tiver curiosidade e quebrar seu invólucro, poderá ser observado que muito pouco ou nada muda de um circuito integrado para outro, só será percebido que em seu interior existe um pequeno chip, e se não for observado através de um poderoso microscópio, não serão notadas que existem minúsculas trilhas fazendo ligações com vários locais da pastilha.
Comments