Módulo Cartão Micro SD
Agora com este Módulo Cartão Micro SD você conseguirá fazer leitura e escrita diretamente em um cartão Micro SD, como por exemplo gravar dados do seu Arduino em um cartão SD.
A comunicação é feita pela interface SPI e o nível de sinal é de 3.3V, contudo este leitor de cartão micro SD já vem com divisor de tensão, permitindo uma ligação direta com placas que trabalham com 5V, como o Arduino. Possui suporte para cartões Micro SD e Micro SDHC de alta velocidade.
Conheça também o Módulo Cartão SD Card.
Pinagem:
– CS
– SCK
– MOSI
– MISO
– VCC
– GND
Especificações:
– Tensão de operação: 3,3 ou 5V
– Tensão de alimentação: 5V
– Interface SPI: MOSI, SCK, MISO e CS.
– Possui perfuração para fácil fixação
– Dimensões: 41 x 24mm
Blog:
– Como usar o módulo cartão micro SD com Arduino
Acompanha:
01 – Módulo Cartão Micro SD
Circuitos Integrados
Nos anos 50, o mundo já utilizava a eletrônica de estado solido em larga escala, milhões de rádios portáteis e dispositivos transistorizados movimentavam a indústria e o comercio com a miniaturização dos componentes eletrônicos, com o uso de transistores. Muitas indústrias começavam a surgir para atender as novas demandas crescentes da eletrônica doméstica, mas também as telecomunicações se beneficiaram deste grande desenvolvimento de uma eletrônica cada vez mais inovadora e pujante.
A integração de muitos minúsculos transistores em um pequeno chip resulta em circuitos de magnitude menor, mais rápidos e menos dispendiosos, do que aqueles construídos com componentes discretos. A capacidade do circuito integrado de produção em massa, assegurou confiabilidade na construção de projetos eletrônicos e permitiu que circuitos lógicos fossem implementados. Garantindo a rápida evolução dos sistemas digitais substituindo os sistemas analógicos, utilizados até então, na computação, na radiocomunicação, nas telecomunicações.
Na computação a fantástica redução de espaço do cérebro lógico dos computadores numa ordem de 100 vezes menor, na radiocomunicação permitindo a portabilidade manual de equipamentos que só poderiam ser transportados por veículos na tecnologia anterior analógica.
Nas telecomunicações a digitalização começou pelos sistemas de transporte de sinais de medias distancias (entre 10 a 50 km), com a utilização de multiplexadores digitais entre as centrais analógicas de telefonia existentes. A técnica consistia basicamente em transformar a voz humana em pequenos pulsos de sinais digitalizados, numa velocidade de amostragem que permitisse, no outro lado integrar o sinal original novamente. Esta é uma tecnologia que merece um aprofundamento, e vou dedicar mais adiante uma newsletter especifica.
O circuito integrado ou CI, ou IC (Integrated Circuit- na abreviatura em inglês), ou também conhecido como Chip é uma estrutura miniaturizada de um circuito eletrônico, que contém muitos componentes, como transistores, diodos, resistores, indutores e capacitores e pode conter muitas funções, analógicas ou digitais, que corretamente utilizadas podem suprir qualquer necessidade, onde o uso da eletrônica aplicada, pode resolver, como por exemplo, as funções matemáticas de computadores, eletrodomésticos digitais, telefones celulares e outros que fazem parte de nossa sociedade moderna.
Os circuitos integrados tem duas vantagens principais sobre os circuitos discretos: custo e desempenho. O custo é baixo porque os chips, com todos os seus componentes, transistores, resistores, diodos e capacitores são impressos como uma única unidade fotolitografica, em vez de serem construídos um transistor de cada vez, além disso os chips empacotados usam muito menos material do que os circuitos discretos.
Quanto ao desempenho, é alto, porque os componentes do chip são construídos muito rapidamente e consomem relativamente pouca energia devido ao seu tamanho e proximidade entre os elementos. A única desvantagem dos circuitos integrados ou chips é o alto custo para projetá-los e fabricar as máscaras necessárias para sua construção. Este alto custo inicial significa que os Circuitos Integrados só se tornam viáveis quando grandes volumes de produção são produzidos.
Um pouco de História.
Os primeiros desenvolvimentos de um circuito integrado remontam a 1949, quando o engenheiro alemão Werner Jacobi da Siemens, criou um dispositivo de amplificação constituído de semicondutor, mostrando cinco transistores em um substrato semelhante a um circuito integrado, formando um amplificador de som.
Em 1952 a ideia de um circuito integrado foi apresentada pelo cientista Geoffrey Dummer no Simpósio de Progresso em Componentes Eletrônicos em Washington. Dummer era funcionário do Royal Radar Establishment do Ministério da Defesa Britânico, e embora tenha mostrado sua ideia em muitos simpósios públicos não teve sucesso.
Em 1957, uma ideia precursora de Jack Kilby para o circuito integrado foi criar pequenos quadrados cerâmicos, cada um contendo um único componente miniaturizado, estes componentes seriam integrados e conectados em uma grade tridimensional, criando um Micromodule. Esta era uma ideia que parecia ser muito promissora, no entanto quando estava ganhando força o próprio Kilby, que agora trabalhava para a Texas Instruments, surgiu com um novo design revolucionário para o CI (Circuito Integrado), que consistia de “um único corpo de material semicondutor onde todos os componentes do circuito eletrônico estavam integrados”.
Quase um ano depois de Kilby, Robert Noyce da Fairchild Semiconductor, desenvolveu uma nova variedade de circuitos integrados. O projeto de Noyce era feito de silício, enquanto o de Kilby era feito de germânio, entretanto Kilby ganhou o prêmio Nobel de Física no ano 2000 por sua participação na invenção do circuito integrado. Noyce creditou a Kurt Lehovec, da Sprague Eletric o princípio do isolamento da junção P- N, um conceito chave no circuito integrado, porque este isolamento permite que cada transistor opere independentemente, apesar de fazer parte da mesma peça de silício.
A Fairchild Semiconductor também desenvolveu a primeira tecnologia de Circuito Integrado de porta de silício com portas auto-alinhadas, a base de todos os circuitos integrados CMOS modernos e foi desenvolvida pelo físico italiano Federico Faggin em 1968.
Os Circuitos integrados em ação.
Os circuitos integrados podem ser usados em várias funções, analógicas e digitais. Os circuitos integrados analógicos funcionam processando sinais contínuos, como circuitos gerenciadores de energia, amplificadores operacionais, entre outros. Uma parte importante dos circuitos integrados, é que eles aliviam o trabalho dos projetistas de circuitos por já existirem circuitos analógicos habilmente projetados, evitando projetar um circuito analógico dificil do zero. Na fig 1 abaixo mostramos um circuito integrado com a função de amplificador
Os circuitos integrados digitais podem ser caracterizados como circuitos integrados lógicos, chips de memória, interface entre outros. Os circuitos integrados digitais permitem implementar lógicas para as mais diversas funções, na construção de calculadoras eletrônicas, computadores e circuitos lógicos em geral, usados em elevadores verticais, na indústria automobilística, e na indústria de produção automatizada em geral. Na Fig 2 abaixo mostramos um circuito integrado temporizador digital.
Desde suas origens na década de 1960, o tamanho, velocidade e capacidade dos circuitos integrados progrediram enormemente, impulsionados por avanços tecnológicos da segunda metade do século 20, que permitiram que o número de transistores em um circuito integrado ou chip, dobrasse a cada 18 meses, uma tendência conhecida como Lei de Moore, em chips de mesma dimensão. Um chip moderno pode conter muitos bilhões de transistores numa área de uma unha humana, e possuam milhões de vezes a capacidade e milhares de vezes a velocidade dos chips de computador no início dos anos 70.
Esta capacidade também diminuiu os custos e aumentou as funcionalidades, quando o tamanho diminui, quase todos os aspectos da operação de um circuito integrado melhoram, o custo por transistor e o consumo de energia de chaveamento por transistor diminui, enquanto que a capacidade de memória e a velocidade de operação sobem. Ao longo dos anos, os tamanhos dos transistores diminuíram de 10 mícrons no início dos anos 1970, para 10 nanômetros em 2017, com um aumento de milhões de vezes em transistores por unidade de área.
Outras Tecnologias seguindo os Circuitos Integrados
O sucesso dos circuitos integrados levou a integração de outras tecnologias, na tentativa de obter as mesmas vantagens de tamanho pequeno e baixo custo, estas tecnologias incluem dispositivos mecânicos, óticos e sensores. Dispositivos sensores de pixel ativos são chips sensíveis á luz, eles substituíram amplamente o filme fotográfico em aplicações cientificas, médicas e de consumo. Bilhões desses dispositivos são produzidos anualmente para aplicativos como celulares, tablets e câmeras.
Pequenos dispositivos mecânicos movidos a eletricidade do tamanho de um acaro podem ser integrados em chips, uma tecnologia conhecida como sistemas microeletromecânicos (MEM) desenvolvidos no final da década de 1980, são usados em uma variedade de aplicações comerciais e militares. Os exemplos incluem projetores DLP, impressoras jato de tinta e acelerômetros e giroscópios.
Desde o inicio dos anos 2000, a integração da funcionalidade óptica em chips de silício tem sido ativamente buscada tanto na pesquisa acadêmica, quanto na indústria, resultando na comercialização bem sucedida de transceptores ópticos integrados baseados em silício combinando dispositivos ópticos, mas este é um assunto para uma próxima newsletter.
Meu muito obrigado por ler e assinar minha newsletter e deixe seus comentários, que são muito importantes para novas publicações. Grande abraço e até breve!
circuito integrado - Tradução em alemão - exemplos português
Estes exemplos podem conter palavras coloquiais baseadas nas suas pesquisas.
Estes exemplos podem conter palavras coloquiais baseadas nas suas pesquisas.
Estes exemplos podem conter palavras rudes baseadas nas suas pesquisas.
Estes exemplos podem conter palavras rudes baseadas nas suas pesquisas.
Tradução de "circuito integrado" em alemão nm
Um circuito integrado de silicone: a peça essencial de todos os computadores modernos. Ein integrierter Schaltkreis aus Silikon: der Grundbaustein jedes modernen Computers.
No centro de um relógio com um movimento de quartzo, encontra-se um circuito integrado. Batteriewechsel Das Herz einer Quarzuhr bildet ein integrierter Schaltkreis
Os requisitos técnicos do circuito integrado deverão ser fixados pela Comissão, assistida pelo Comité da carta de condução. Die technischen Vorschriften für den Mikrochip sollten von der Kommission mit Unterstützung des Ausschusses für Führerscheine festgelegt werden.
Atualmente um circuito integrado pode ter em cada chip cerca de um bilhão de transistores, e todos precisam funcionar perfeitamente o tempo todo. Und ein integrierter Schaltkreis hat in jedem dieser Chips etwa eine Milliarde Transistoren, die alle jedes Mal perfekt arbeiten sollten.
Microprocessador - um processador em um único circuito integrado. Microprocessor (Mikroprozessor) - Ein Prozessor auf einem einzigen integrierten Schaltkreis
Nós conhecemos que você está interessado na microplaqueta do circuito integrado. Wir begannen, zu wissen, dass Sie am Chip der integrierten Schaltung interessiert sind.
CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) - um tipo de circuito integrado. CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) -Eine Art eines integrierten Schaltkreises
Pode igualmente ser usada para a perfuração do laser de carcaças cerâmicas do circuito integrado. Sie kann für Laser-Bohrung von keramischen Substraten der integrierten Schaltung auch verwendet werden.
O laser de Berylas utiliza um diodo de circuito integrado como uma fonte do semicondutor de radiação infravermelha invisível. Der Berylas Laser verwendet eine Halbleiter-Diode als Halbleiterquelle der unsichtbaren Infrarotstrahlung.
Os varistores térmica protegidos de TMOV representam uma novidade na proteção do circuito integrado. Geschützte Varistoren TMOV thermisch stellen eine Neuentwicklung im Schutz der integrierten Schaltung dar.
Todas as informações impressas na carta de condução serão igualmente armazenadas no circuito integrado. Alle Angaben, die auf dem Führerschein zu lesen sind, werden auch auf dem Chip gespeichert.
Choque de circuito integrado, alto e vibração resistentes. Festkörper , hohe Stoß- und Vibrationsfestigkeit.
Colocamos então vários deles juntos e temos o chamado circuito integrado. Und wenn Sie viele davon zusammen stellen erhalten Sie so etwas wie Integrierte Schaltkreise
Especifica os detalhes do bonde-nível para a interoperabilidade entre entradas e saídas em microplaquetas do circuito integrado. Er spezifiziert die elektrisch-stufigen Details für Interoperabilität zwischen Input und Ertrag auf Chips der integrierten Schaltung
O único equipamento que torna a mineração rentável hoje é o ASIC ou circuito integrado de propósito especial. Die einzige Ausrüstung, die Bergbau heute rentabel macht, ist ASIC oder integrierte Schaltung für besondere Zwecke.
Microplaqueta HMJ7-1 do circuito integrado - uma comunicação de WJ. Chip HMJ7-1 - WJ-Kommunikation der integrierten Schaltung
Nós somos um distribuidor profissional da microplaqueta do circuito integrado em China. Wir sind ein Berufsverteiler des Chips der integrierten Schaltung in China.
PCB é um completo software livre para projetar placas de circuito integrado. PCB ist eine freie Software, um gedruckte Schaltungen zu entwerfen.
É desenvolvido com base em tecnologia de circuito integrado. Es wird auf der Grundlage der Technologie integrierter Schaltungen entwickelt.
Comments